top of page

Parto Natural

O parto 'normal' é recomendado pela OMS para todas as gestantes, salvo nos casos em que realmente a cesariana é indicada para segurança da mãe do bebê.

O parto normal é a via de parto mais segura e saudável tanto para a mãe quanto para o bebê, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. 

O parto vaginal é também conhecida como parto normal porque, convenhamos, é a forma natural de vir ao mundo. Porém, considerando que todo parto é normal – ou que nenhum é, já que cada um é tão diferente do outro – vamos trata-lo aqui como natural. Não é honesto dizer que a mãe que passa por uma cesariana é anormal, certo?

Algumas correntes de pensamento consideram “natural” apenas o parto baseado em princípios humanizados, praticamente sem intervenções, e por vezes realizados na própria residência, mas trato como parto natural todo parto por via vaginal, e vou reservar o termo “parto humanizado” para descrever melhor as opções que levam a um parto com menos intervenção.

 

É importante saber que se esta é sua opção ela deve ser levada em conta. São realmente poucos os casos em que uma cesariana é realmente necessária, então informe-se sobre isto, e se houver muita resistência por parte de seu obstetra peça outra opinião e, se for o caso, troque de obstetra. A opção da gestante pelo parto natural deve ser respeitada por todos.   

Cesariana

O parto cesáreo é, hoje, bastante seguro, mas pode dificultar a conexão entre mãe e bebê.

O parto cirúrgico, conhecido como cesariana, é a via de parto em que a criança é retirada do ventre da mãe pelo médico, por um corte. Muito comum em nossa sociedade, essa via de parto só é recomendada pela OMS em caso de necessidade, mas muitos médicos abrem exceções a parturientes que tem medo do parto normal, ou que preferem escolher a data do nascimento dos filhos, e até para os casos em que o próprio obstetra estará ausente na data provável do parto.

Se você optou por uma cesariana e está satisfeita com essa opção, está tudo certo. Mais uma vez digo: não existe parto melhor nem pior, mais mãe ou menos mãe, existem escolhas. E se sua opção consciente é por um parto cirúrgico, ou a indicação absoluta de sua obstetra é por esta via de parto por necessidade, não há problema. Só tenha em mente que, no caso de ser possível a escolha, o parto normal é absolutamente seguro e por tornar mais fácil sua conexão com o bebê, além de ter uma recuperação mais rápida da mãe.

>

Golden Hour

A mulher que acabou de parir tem direito de ficar com sua cria por uma hora. 

Toda parturiente tem direito de ficar com seu filho recém-nascido consigo pela primeira hora após o nascimento. Você está lendo corretamente: é um direito, garantido. Então por que ainda é tão rara a golden hour?  Basicamente porque quando exigimos ficar uma hora com a cria no colo logo após o nascimento atrasamos todos os processos que já são feitos de forma protocolar pelas equipes, entre outras confusões que só uma mãe recém parida é capaz de armar. 

 

Exigir a golden hour é praticamente fazer um investimento num puerpério mais tranquilo, numa criação de vinculo mais rápida e numa facilidade muito maior com a amamentação exclusiva. Tudo isso? Tudo isso e muito mais.

 

>

Conexão entre Mãe e Recém-Nascido

No pós-parto a mãe precisa de tempo e espaço para cuidar e se conectar com seu pequeno.

Podem ser os hormônios. Podem ser os palpites. Pode ser a dor. Pode ser a privação de sono. Pode ser qualquer dessas coisas, e pode ser uma junção de várias delas, mas no pós-parto tem hora que a gente só quer paz. E silêncio.

E ai não tem nada que resolva, a não ser botar todo mundo pra fora e ficar só você e a cria. 

Eventualmente isso pode se tornar um problema na maternidade? Pode. Mas converse antes com as pessoas mais próximas para tentar minimizar a situação. A questão é que o momento é da mãe e do bebê, vocês são os protagonistas da história, e se você precisa de um tempo pra pensar sem bagunça nem visitas as pessoas precisam sim respeitar.

Claro que temos que ter algum cuidado para não magoar as pessoas sem necessidade, nem tratar com indiferença ou grosseria pessoas que foram ali só nos dar amor. Sempre podemos dizer sim as pessoas e não para as coisas, como diria uma grande amiga. Deixando claro que gostou das visitas e que recebe o carinho, mas precisa de um pouco de descanso, tudo pode  

 

E isso não é negociável. Digo para tentar preparar o terreno antes porque o puerpério já é bem estressante para acumular com mal-estar criado por melindres de família. Mas se não tiver outro jeito bote todo mundo porta fora. E feche.

>
1T1
1T2
1T3
1T4

Parto e 1øs Dias

Quer receber nossas mensagens?

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon

© Só Mãe Mesmo - @somaemesmo - 2025

bottom of page