top of page
  • Writer's pictureAle Gaidargi-Garutti

Sobre Alexei, Toy Story 4 e o Garfinho

A história do garfinho já levantou varias polêmicas. Tem gente que ficou desolada com a escolha da menina pelo brinquedo reciclado deixando de lado nosso caubói amado! Mas o filme traz exatamente essa mensagem: o que torna o brinquedo especial é o significado que ele tem pra cada criança.

E entender isso é muito importante pra nós, pais. Por vários motivos: porque nos faz ver que não é o quanto gastamos no brinquedo e sim o tempo que usamos brincando com eles que vale mais; que cada criança vai se interessante hggftrrssar por um tipo de brinquedo; que o brinquedo vai muito além do entretenimento, o brincar desencadeia sensações e ajuda os pequenos a aprender a lidar com seus sentimentos. 

Isso quer dizer que toda criança vai preferir o garfinho reciclado? Não. Isso quer dizer que todo mundo deve fazer brinquedos porque os comprados não prestam? Não. Isso quer dizer que as crianças usam os brinquedos como suporte emocional em alguns casos? Sim!

Entenda os brinquedos e as brincadeiras dos pequenos. Relembre sua relação com seus brinquedos e vai ficar mais fácil. E aí as escolhas deles vão fazer todo sentido pra você. Até aquelas que podem parecer esdrúxulas, tipo quando eles preferem um pote de massinha a um carrinho de controle remoto. Eu garanto.


Agora, sobre a polêmica dos brinquedos feitos de descartáveis/recicláveis...

Desde que eu estive na pré-escola, bota nessa conta uns 30 anos, já se usavam recicláveis para educar para um “brincar consciente”. Fazíamos brinquedos ao estilo do garfinho de Toy Story, tínhamos um mercadinho feito das embalagens usadas pelas famílias. Enfim, o tema já era trazido à tona lá no Dente de Leite e eu desconfio que nem éramos tão pioneiros assim.

Porém a utilização de “lixo” ou “descartáveis” na construção de brinquedos gera muitas polêmicas. Há quem seja muito a favor, porque as crianças entendem a possibilidade do reuso, há quem seja absolutamente contra porque é brincadeira com “lixo”, e há quem não seja contra e nem a favor, muito pelo contrário. E seja qual for sua posição tudo bem, só quero esclarecer dois pontos aqui, pedagogicamente falando:

Primeiro 🥇 utilizar material reciclável para construir brinquedos é importante porque CONSTRUIR BRINQUEDOS é importante, muito mais que pelo uso do reciclável. Um brinquedo construído carrega uma carga incrível de imaginação, e isso faz muita diferença pra criança. Esse é o grande lane dos blocos de montar, as crianças os AMAM porque trazem infinitas possibilidades, assim como o “lixo” - caixas usadas, papel colorido etc.

Segundo 🥈 as crianças precisam entender as relações de consumo e o papel da produção de lixo e reciclagem na sociedade atual. Desde bebês? Sim, desde bebês. Porque o lixo já é um problema ambiental de larga escala, e eles terão de saber lidar com isso. Se familiarizar com as possibilidades de reuso de materiais ajudará as novas gerações a chegarem a soluções para essa problemática para cuidar do seu planeta. 

Pense nisso quando for fazer aquele dever de casa que inclui recicláveis com os pequenos. E quando eles se encantarem por suas criações pergunte sobre, se interesse, entre no mundo deles e brinque junto, só assim vai conseguir entender o significado real daquele brinquedo.

@somaemesmo

3 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page