top of page

Método Tradicional

A escola detém o conhecimento.

Origem

O método tradicional é na verdade um apanhado de formas de ensinar centradas no conteúdo, onde o mais importante é que a criança adquira os conhecimentos propostos pela escola em seu planejamento anual, independente de seu desenvolvimento global. Não há uma origem específica para esta metodologia, mas é importante observar que, mesmo sendo a referência mais antiga de educação, sempre conviveu nas sociedades com outros tipos de modelo de escola. A educação feita por instituições religiosas é uma das maiores representações da educação tradicional atualmente. Escolas que adotam o método tradicional contam com avaliações também em formato tradicional, como provas e avaliações orais, a fim de que fique comprovado que o aluno adquiriu os conhecimentos que a escola se propôs a ministrar naquele período.   

Principais características de uma escola tradicional

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

INDIVIDUALISMO

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

Existe uma barreira entre professores e alunos.

UNIFORMIZAÇÃO

Este modelo de educação parte do princípio de que todos os alunos são iguais, e daí a exigência rígida de uniformes clássicos, e até da uniformização do material pessoal.

LIVROS

São adotados livros didáticos, muitas vezes os mesmos ano após ano, uma vez que a educação proposta deverá ser igual para todos sempre.

AMBIENTE FRIO

Para a escola tradicional o ambiente não interfere na aprendizagem, então não há mudanças na escola com os anos. É mantido um padrão em todas as salas.

PROVAS

Por considerar que o mais importante é a quantidade de informações que o aluno recebe e guarda, este método inclui muitas provas orais e escritas no programa.

Integração Escola-Pais

O método tradicional não propõe grande integração entre escola e pais, visto é se baseia na capacidade da escola fornecer uma grande quantidade de informações ao aluno para que ele as aprenda e seja capaz de passar para outras etapas de ensino e prestar vestibulares. O papel dos pais, nesta metodologia, é apenas o de acompanhamento das tarefas extra-classe dos filhos pra se certificar de que sejam feitas, e a intervenção em casos de indisciplina escolar ou excesso de faltas. Esta metodologia é buscada por pais que foram educados neste modelo, e preferem um modelo de escola onde a participação dos pais na educação escolar esteja centrada nestes fatores. 

bottom of page