top of page

Método Reggio Emilia

As cem linguagens da criança.

Origem

O método Reggio Emilia tem este nome porque foi desenvolvido em uma cidade homônima, na Itália, no período pós segunda guerra mundial. Seu estruturador, o pedagogo Loris Malaguzzi, baseia suas ideias no direito das crianças ao protagonismo de suas histórias, e no conceito de que a educação não deve se prender ao que chama de conhecimento pré-embalado, deixando que a criança desenvolva diversas inteligências e muitas linguagens. A construção da estrutura escolar tem auxílio das próprias comunidades, e é considerada um espaço de vida onde a criança-sujeito se constitui na interação com os meios físico, social e ideológico. 

Principais características de uma escola reggio

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

CEM LÍNGUAS

Este método propõe que as crianças tem 100 linguagens para se expressar, que a escola tradicional anula valorizando apenas a fala/escrita. O ideal desta educação é desenvolver as outras linguagens para que a criança possa alcançar sua plenitude humana e seu protagonismo.

PROTAGONISMO

Cada aluno tem o direito de ser o principal motor de sua educação, e também quem define seus nortes, uma vez que é protagonista único de sua história.

A aprendizagem se dá na relação com o outro, e o papel da criança neste processo tem de ser ativo, sendo ouvida e respeitada.

ESCUTA

Diferente de muitas outras metodologias, Reggio Emilia se baseia na escuta e não na fala. Compreende-se que o professor aprende com o aluno constantemente, e portanto a escuta é seu papel mais marcante. A fala cabe aos protagonistas desta educação, os alunos.

INVESTIGAÇÃO

Como a educação tem ligação profunda com a vivência, a própria unidade escolar influi neste modelo de educação. E por as escolas serem bastante diferentes umas das outras possibilitam investigações diferentes do mundo natural que as entorna.

INTELIGÊNCIAS

Escolas no modelo Reggio Emilia se dispõe a desenvolver as diferentes inteligencias da criança com inúmeras atividades diferenciadas dentro do contexto escolar, se afastando da ideia de rotina. Consideram as inteligências múltiplas de H.Gardner.

Integração Escola-Pais

As escolas Reggio Emilia pressupõe uma grande integração com os pais, que tem participação ativa na organização das festas, mostras e outros eventos da escola. Por se basear numa educação em que a criança protagoniza seus processos de aprendizagem, cabe aos adultos oferecer a elas atividades que possibilitem seu desenvolvimento, o que pais e escola fazem em conjunto. A necessidade imperativa de que a criança seja ouvida ultrapassa as paredes escolares e também é proposta aos pais, a fim de que a criança estabeleça suas linguagens.

bottom of page