top of page

Método Waldorf

Trabalhar aprendendo, aprender trabalhando.

Origem

O método Waldorf foi criado e estruturado por Rudolph Steiner, também precursor do conceito de Antroposofia. O primeiro local onde esta pedagogia se aplicou foi numa escola para filhos de operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, e esta experiência ficou marcada no nome dado à metodologia. Baseada em conceitos holísticos, este método de ensino considera educação acadêmica e crescimento humano como um mesmo processo, e admite aprendizagens diferentes para cada educando com base nas diferenças entre todos os seres humanos. É um método de ensino com ênfase em atividades práticas e trabalhos manuais, bem como produções lúdicas como bonecos. 

Principais características de uma escola waldorf

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

INDIVIDUALIDADE

Carteiras e materiais individuais, a fim de que não haja interação entre os alunos no período de aulas.

LIBERDADE

A metodologia Waldorf é livre de padrões impostos, e em sua grande maioria são administradas e dirigidas por associações sem fins lucrativos, a fim de que não haja interferências na educação por interesses financeiros.

LUDICIDADE

O lúdico é trabalhado de muitas formas, como a construção de brinquedos, trabalhos manuais, culinária e artes. As expressões artísticas dos alunos são cultivadas em todas as matérias, reforçando a ideia de que o desenvolvimento humano é global e a educação inclui os sentimentos.

IMAGINAÇÃO

O incentivo à imaginação das crianças é uma característica marcante neste método, que evita a exposição das crianças a desenhos e e ilustrações infantis em demasia, a fim de que tenham a liberdade criativa de imaginar os personagens sem preconceitos. 

CONTINUIDADE

As escolas Waldorf tem 9 ou 12 anos, equivalente ao ensino fundamental e médio, e os alunos avançam em processo contínuo, considerando que a aprendizagem é sempre suficiente. Não há repetições nem atribuição de notas convencionais.

CULTURA

Alunos Waldorf tem uma aproximação continua com a cultura, o que reflete em sua formação geral. Em muitos países a formação Waldorf é considerada um diferencial para o ingresso em universidades por seu potencial cultural. 

Integração Escola-Pais

As escolas Waldorf contam com uma intensa integração com os pais, sendo eles atuantes ativos nos processos de aprendizagem, participantes de atividades e, em muitas comunidades, os gestores coletivos das escolas. Por entender a educação como um processo que envolve todas as dimensões do ser humano, o que se conecta com o princípio da antroposofia, a educação Waldorf carece de total apoio e disponibilidade das comunidades das crianças, que interferem diretamente no projeto. Como há muitas atividades práticas e manuais, e o uso do computador é pouco tolerado, é necessária predisposição dos pais para a adoção deste método também em suas casas.

bottom of page